Vivemos em um momento muito delicado de toda nossa história, em que desde 2020 conhecemos o vírus que vem causando uma grande pandemia, causando a doença que chamamos popularmente de COVID-19.
Sabemos que mesmo cuidado do nosso sistema imunológico, as vezes podemos ser acometidos por estas e outras doenças, mas em muitos casos mesmo após a contaminação e recuperação, quando vencemos o vírus, ainda podemos enfrentar algumas sequelas, sintomas que chamamos de “ sequelas agudas pós- COVID”.
Principais Sintomas
Dentre as pessoas que se contaminam com o novo coronavirus, muitas não desenvolvem sintomas ou quando aparecem sintomas podem ser mais fracos e sua recuperação mais rápida, mas em até 80% dos recuperados, pelo menos 1 sintoma permanece, geralmente até quatro meses, após se recuperar da doença. Geralmente os pacientes com quadros mais graves que precisam de internação e UTI podem ter alguns sintomas prolongados e mais perceptíveis como:
- Fadiga, cansaço, fraqueza, mal-estar;
- Falta de ar (ou dificuldade para respirar, respiração curta);
- Fibrose nos pulmões e/ou rins;
- Perda de paladar e olfato (temporária ou duradoura);
- Dores de cabeça;
- Dores e/ou fraqueza musculares;
- Dificuldades de linguagem, raciocínio/concentração e memória;
- Distúrbios do sono (insônia);
- Depressão e ansiedade;
- Agravamento de doenças preexistentes.
Existem, portanto alguns sintomas menos comuns, ou menos relatados, mas também existentes como:
- Dor no peito, palpitações, hipertensão e outros cardiovasculares;
- Tontura;
- Tromboses;
- Bexiga neurogênica (dificuldade de urinar de forma espontânea);
- Queda de cabelo;
- Diarreia, dores abdominais, náusea, apetite reduzido;
- impotência sexual ou perda de libido;
- Alucinações e delírios;
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Convulsões;
- Inflamação de nervos;
- Zumbido;
- Dores de ouvido;
- Dores de garganta;
- Febre;
- Erupções cutâneas;
- Anorexia.
A maioria das consequências e sequelas pós Covid, se dá em virtude do processo inflamatório exacerbado. Ainda existem estudos sendo executados, analisando estas sequelas e o tempo que elas possam existir no paciente, porém a boa noticia e que a grande maioria pode ser tratada com ajuda médica e tem tido bons resultados.Pessoas que se recuperam devem ficar atentas ao surgimento de sintomas recorrentes e atípicos para melhor conduta medica.
Caso você queira agendar uma consulta para avaliação, entre em contato conosco , através dos telefones (41) 3408.3353 ou (41) 99184.3353