Está planejando uma gestação? Veja como fazer uma avaliação Pré-Concepcional.
Se você está planejando engravidar, é indicado consultar seu ginecologista e obstetra pelo menos 3 meses antes de suspender seu método anticoncepcional.
Nessa consulta é feita avaliação do risco gestacional, exame ginecológico completo e exames complementares.
Os exames complementares podem incluir, a critério clínico, o citopatológico do colo do útero e exames de urina e de sangue como hemograma, tipagem sanguínea, glicose, TSH e diversas sorologias. Caso seja necessário, podem ser solicitados exames de imagem, como ultrassonografia transvaginal. Caso algum dos exames resulte alteração, é indicado tratamento e controle antes de engravidar.
Além disso, é importante levar sua carteirinha de vacinação à consulta da avaliação Pré-Concepcional. Através dela e dos exames de sangue, é feita a verificação e atualização do esquema de vacinas.
Caso você esteja em tratamento para alguma doença crônica, pode ser necessário ajustar o tipo ou a dose dos seus medicamentos antes mesmo de engravidar.
Adicionalmente, você receberá orientações de como adequar seus hábitos alimentares e de estilo de vida para obter uma gestação saudável.
Quanto ao suplemento de vitaminas, o ácido fólico é indispensável na prevenção de defeitos do tubo neural fetal , como a anencefalia e a espinha bífida. A dose de ácido fólico preconizada varia de acordo com o risco avaliado pelo profissional e seu uso geralmente é recomendado de 30 dias antes da concepção até a 12ª semana de gravidez.
Finalmente, na avaliação pré concepcional são fornecidas orientações a respeito do ciclo menstrual normal, período fértil e tempo esperado para que ocorra a gestação espontaneamente.